A importância do café da manhã

Qualquer pessoa de qualquer idade precisa de tomar um café da manhã completo, balanceado, ou seja, saudável!

E as crianças não fogem a essa regra… Ou melhor, essa regra é ainda mais importante para elas!! Para que as crianças comecem bem seu dia, elas precisam de um bom café da manhã! Nesta refeição tão importante a criança deve ingerir alimentos que sejam capazes de ofertar toda a energia que ela precisa…

E para que é que as crianças precisam de energia? Para tudo! Para assistir à aula com maior atenção, para melhor desenvolver suas capacidades de aprendizagem e memória, para ter energia para fazer exercício físico e ainda parece que o café da manhã auxilia no seu comportamento. Ainda mais, parece que essa refeição também vai ser essencial para prevenir a obesidade, uma vez que diminui o apetite ao longo de todo o dia.

Por essas razões, o dejejum não deve ser esquecido nunca! Mesmo sendo na correria da manhã, é um momento importante que você não pode desleixar.

Para a toma do café da manhã tem alguns cuidados importantes que você, em família, deve ter:

  1. Mostrar para seu filho que você também toma o café da manhã! Torne esse um momento de e para a família. Não esqueça que tudo o que você fizer, ele provavelmente vai querer fazer igual.
  2. Prepare uma mesa bonita e com algumas opções diferentes na mesa (vários tipos de pão, leite e iogurte, fruta…), mas evite as opções menos saudáveis como os bolos ou salgados. Assim seu filho vai sentir que tem um maior controle no que vai comer.
  3. Escolha opções simples e fáceis, para que ele consiga servir-se sozinho (por exemplo, cereais com leite, iogurte com pão,…).
  4. Se ele não gosta de tomar o café da manhã em casa, não adianta forçar no desespero. Ao menos tenha certezas que ele vai tomar na escolinha ou onde ele fica de manhã (e tenha atenção às opções que ele vai ter!).

 

Publicado em 2 de outubro de 2013 / Atualizado em 3 de abril de 2014

Liu J, Hwang WT, Dickerman B, Compher C. (2013) Regular breakfast consumption is associated with increased IQ in kindergarten children.

Rampersaud GC, Pereira MA, Girard BL, Adams J, Metzl JD. (2005) Breakfast habits, nutritional status, body weight, and academic performance in children and adolescents.

Adolphus K, Lawton CL, Dye L. (2013) The effects of breakfast on behavior and academic performance in children and adolescents.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar