Acessórios de amamentação

Existem vários acessórios que podem ajudar você quando está amamentando. Alguns dos acessórios vamos apresentar para você aqui, na Rede Mãe: conchas, protetores flexíveis, suplementador, protetores absorventes e o sutiã.

  • Conchas:

As conchas são dispositivos plásticos em forma de disco, com um orifício esférico central, colocadas sobre os mamilos abaixo do sutiã, facilitando a protrusão.

O uso durante a gravidez é vantajoso apenas nos casos de mamilos planos ou invertidos. Deve ser usado por um tempo gradualmente aumentando a partir de uma hora ou duas por dia. No pós parto pode ser utilizada por 30 minutos antes da mamada ou durante todo o dia, entre as mamadas.

O estímulo dos mamilos, tanto quanto a sucção com bomba manual ou seringa plástica com êmbolo invertido, previamente às mamadas, trazem efeito semelhante.

O tamanho da concha precisa ser avaliado em relação ao mamilo e ao do sutiã utilizado para evitar compressão exagerada da aréola ou dos ductos.

  • Protetores flexíveis:

Protetores flexíveis são artefatos de silicone (também podem ser chamados de bicos de silicone), finos e macios, que podem ser colocados sobre a área mamilo areolar imediatamente antes da mamada, de maneira espacial para facilitar a pega.

Antes de colocar o bico de silicone no mamilo, é preciso umedecer a parte interna das bordas e invertê-las, assim como parte do bico do protetor. Isso vai ajudar a puxar o mamilo para dentro do artefato ao momento da colocação da mama.

  • Suplementador:

O suplementador é um dispositivo para oferecer nutrição suplementar. É composto de um recipiente para armazenar o leite humano ou fórmula infantil e um tubo fino, que deve ser fixado no seu seio.

É utilizado para relactação que é uma técnica efetiva para o restabelecimento da produção de leite após interrupção temporária da lactação. Seu uso pode ser temporário mas em algumas situações como lactação adotiva, mamoplastia redutora, insuficiência glandular verdadeira ou no caso de problemas genéticos e neurológicos do lactente, há necessidade de emprego continuado do produto.

  • Protetores absorventes:

Protetores absorventes são artefatos indicados para absorver o excesso de leite materno. Podem ser descartáveis ou reutilizáveis.

O sutiã deve ser próprio para acomodar ou sustentar a mama, especialmente indicada no período de gestação e lactação, em função do aumento de volume do órgão.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 24 de maio de 2013

Renato, M. (n.d.). Aleitamento.com - 1o Jornal de AM em Português. Retrieved from: Aleitamento.com

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar