Autismo pode ser causado por anticorpos da mãe durante a gestação

Até os seis meses de gestação o sistema imunológico do bebê ainda está imaturo e precisa receber os anticorpos das mães para ficarem imunes à infecções.

O que foi descoberto em um estudo, no entanto, sugere que também é possível a transmissão de anticorpos que possam prejudicar o desenvolvimento do cérebro da criança. É o caso das mães avaliadas na pesquisa. Segundo professora da Universidade da Califórnia e a autora do artigo, Judy Van De Water, as mães autistas têm autoanticorpos contra as proteínas necessárias para o desenvolvimento neurológico saudável do bebê. Ela afirmou, em entrevista à agência France Press, que os mesmos anticorpos não foram encontrados nas mães das crianças sem o transtorno. Ela encontrou 11 combinações diferentes de sete proteínas alvo de anticorpos associados ao transtorno.

O objetivo dos pesquisadores agora é dar prosseguimento à pesquisa na tentativa de encontrar um meio de identificar os riscos do desenvolvimento transtorno e estudar futuramente a possibilidade de intervenção precoce para ajudar as crianças que sofrem de TEA.

 

O que é autismo?

O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TAE) é um  transtorno que afeta uma em cada cem pessoas nascidas no Ocidente, segundo a OMS.  O transtorno possui muitas variações e atinge três vezes mais crianças do sexo masculino. Apesar dos esforços de pesquisadores, origem do autismo ainda é desconhecida.

Publicado em 9 de outubro de 2013

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar