Cansaço e sono na gravidez

O cansaço e o sono avassalador são muito comuns no começo da gravidez. Descanse e durma o máximo que puder.

Você não está sozinha! A gravidez sobrecarrega todo o seu corpo, daí o cansaço. O sintoma de que as mulheres mais se lembram do começo da gravidez é a constante sensação de exaustão.

Ao longo de toda a gestação, mas principalmente no primeiro trimestre, seu corpo trabalha duro. Você está fabricando a importantíssima placenta, o sistema que sustentará o seu filho. Esse processo só será concluído no final do primeiro trimestre.

Seus níveis hormonais e seu metabolismo estão mudando rápido, e ao mesmo tempo as taxas de açúcar no sangue e a pressão tendem a cair. Tudo isso contribui para a sensação de cansaço.

Cada pessoa é diferente, mas nas grávidas o cansaço costuma ser maior no primeiro trimestre e no começo do segundo trimestre. O bom é que lá pela metade do segundo trimestre você deve sentir uma injeção de energia, suficiente para durar até o terceiro trimestre. É o momento ideal para aproveitar a gravidez e tomar conta de todos os preparativos para a chegada do bebê. Depois do sétimo mês, seu nível de energia deve começar a cair novamente.

Tente tirar sonecas sempre que puder, e faça de tudo para ir para a cama cedo.

Veja se existe a possibilidade de mudar seu horário para escapar do trânsito mais pesado ou do calor. Se já tem filhos, aceite ajuda de outras pessoas para tomar conta deles, para que você possa descansar um pouco e dormir.

Uma dieta saudável, composta de legumes, verduras, frutas, grãos integrais, leite desnatado e carnes magras vai lhe dar a energia de que você tanto precisa; comidas gordurosas e doces demais, por outro lado, acabam sabotando sua disposição.

Logo você estará no segundo trimestre e voltará a ter energia. A maioria das mulheres acha o período entre o quarto e o sétimo mês o melhor de toda a gravidez, em que se sentem ótimas. Não se esqueça de que fabricar um bebê é um trabalho e tanto, portanto, se achar que precisa dormir, faça de tudo para arranjar tempo e fechar os olhos, nem que só por alguns minutos.

Assista ainda ao vídeo “Postura de grávida: posição de dormir“, para ter uma noite de sono tranquila e relaxante!

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 24 de maio de 2013

LILACS-Diagnósticos de enfermagem referentes ao sono e repouso de gestantes; Nursing diagnosis referring to the sleep and rest of pregnant women.

Lopes, E. A., Carvalho, L. B. C. de, Seguro, P. B. da C., Mattar, R., Silva, A. B., Prado, L. B. F. do, & Prado, G. F. do. (2004). Sleep disorders during pregnancy. Arq Neuropsiquiatr, 62(2A), 217-2212.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar