Como lavar suas mãos corretamente?

As mãos são o principal veículo de transmissão de microorganismos de um indivíduo para o outro. Mesmo sem que você se aperceba suas mãos estão sempre em contato com superfícies sujas.

Daí que, mesmo não sendo visível, as mãos vão ser portadoras de microorganismos e ao tocar em outra pessoa, vai estar passando alguns de seus microorganismos e recebendo os dele… para isto acontecer, basta um aperto de mão!

Para prevenir ou diminuir a transmissão de microorganismos é muito importante higienizar corretamente suas mãos! Só assim vai reduzir o número presentes na mão.

A higienização das mãos toma uma importância ainda maior para todas as pessoas que estão em contato com bebês e crianças, pois são um grupo de risco para infeção. Bebês e crianças ainda não têm o sistema imunológico muito bem maturado.

Além de lavar as mãos quando elas estão visivelmente sujas, tem outras situações que acarretam a correta higienização das mãos, tais como:

  • antes de segurar no bebê
  • manipulação de alimentos (no início, durante e no final do preparo)
  • quando vai dar de comer ao seu filhote (amamentando, mamadeira ou papinha…)
  • depois da troca da fralda do bebê
  • depois de ir no banheiro
  • sempre que sujar as mãos, mexer na lixeira
  • etc.

A lavagem das mãos não deve ser de qualquer jeito e, para isso, fizemos esse filme para você saber como lavar e higienizar corretamente as mãos. Saiba que o processo deve demorar em torno dos 50 e 60 segundos do seu tempo.

Atenção: assim que possível também deve ensinar a seu filhote como e quando lavar as mãos!

Publicado em 24 de janeiro de 2013 / Atualizado em 27 de maio de 2013

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar