Criança vegetariana – sim ou não?

Segue um regime de dieta é vegetariana? Tudo bem!

Mas será que seu bebê vai poder seguir esses mesmos padrões alimentares? Claro que sim!

Se você quiser que ele seja vegetariano, vai ser possível ele ter uma alimentação saudável da mesma forma que crianças não vegetarianas… você só vai precisar ter atenção em alguns pontos!

Como qualquer outro bebê não vegetariano, seu bebê vai ter necessidades especiais e específicas à idade dele! E os dois primeiros anos de vida vão ser determinantes para a saúde dele.

Dependendo da alimentação que vai dar para ele, você pode prevenir o aparecimento de doenças (quer agora, como no futuro) e estabelecer hábitos alimentares saudáveis!

Ele vai aceitar melhor uns alimentos do que outros, mas não desespere… porque os alimentos acabam por ser aceites depois de vários contactos… Só tem de educar o paladar de seu bebê e proporcionar sempre uma grande variedade de sabores, cores e texturas. Assim vai quase garantir o equilíbrio nutricional da alimentação de seu bebê!

Desde o nascimento até aos 6 meses, as recomendações são as mesmas para mães não vegetarianas ou vegetarianas – amamente seu bebê exclusivamente! Não dê sucos, água, chás, leites ou outros alimentos. Seu leite é mais que suficiente para satisfazer todas as necessidades nutricionais de seu bebê!

Tenha só em atenção, se seu regime for vegan, em ingerir quantidades suficientes de vitamina B12, porque caso você esteja com deficiência, seu leite também não vai ter uma quantidade suficiente para seu bebê!

Com a amamentação você vai criar laços de afeto com seu bebê, além de outras tantas vantagens, que você pode conhecer lendo o texto sobre as vantagens de amamentação.

Mas se você não pode ou não quer dar de mamar a seu bebê, não tem problema! No mercado existem leites artificiais com base na soja que podem satisfazer as necessidades de seu bebê.

Após os 6 meses de idade começa a necessidade de introduzir novos alimentos para complementar o leite materno! Vai entrar em uma nova fase, e aqui sim, começa o desafio para você!! Nunca esquecendo, de continuar amamentando até aos 2/ 3 anos de idade.

As regras de introdução de alimentos é a mesma que nas outras crianças (leia o texto sobre alimentação complementar), e vão estar adaptadas à cultura e crenças da família.

O esquema que você segue sobre introdução de alimentos deve ser o mesmo mas na hora de introduzir a sopinha (por volta dos seis meses e meio), em vez de adicionar carnes ou frango, adicione proteína de origem vegetal, como por exemplo proteína de soja texturizada!

É importante ter atenção às fontes alimentares de vitamina B12, principalmente se seguir um regime alimentar vegan.

Depois do primeiro ano de vida seu bebê está pronto a ser integrado no regime da família. Se tiver o cuidado de proporcionar uma alimentação variada e seguindo as indicações de uma alimentação saudável, tentando respeitar as proporções da Pirâmide Alimentar, seu bebê irá crescer de forma saudável!

Um bom ponto de partida para ver se seu bebê está crescendo como deve ser é consultar as curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde! Mas é de crucial importância você ser seguida por um nutricionista especializado em alimentação vegetariana.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

World Health Organization (WHO). (2012). The WHO Child Growth Standards. Retrieved from: Who.int

Mahan, L. H., & Escott-Stump, S. (2008). Krause’s Food & Nutrition Therapy (12th ed.). Canada: Saunders Elsevier.

WHO (World Health Organization). (2012). Exclusive Brastfeeding. Retrieved from: Who.int

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar