Diabetes gestacional e mitos da alimentação

A diabetes gestacional é quando uma hiperglicemia (níveis de açúcar no sangue elevados) aparece durante a gravidez em toda a mulher não-diabética.

Mas ao contrário do que você pode pensar, sua alimentação não precisa ser totalmente restritiva… você não precisa deixar de comer o pão ou a massa. Você apenas precisa seguir com mais rigor uma alimentação saudável, completa e balanceada:

  1. Coma todos os dias frutas, verduras, cereais de preferência integrais (aqui estou incluindo a massa, o arroz, o pão…) e leguminosas como é o caso do feijão – todos estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
  2. Reduza o consumo de alimentos açucarados (como a balinha, doces, refrigerantes e chocolates). Se conseguir deixar de comer, melhor ainda. Mas se houver um dia que você não consegue controlar seu desejo por aquele chocolate, então prefira comer o chocolate depois de seu lanche.
  3. Evite alimentos ricos em gordura como é o caso dos salgadinhos, fritos e outros alimentos mais gordurosos.
  4. Faça suas refeições em intervalos regulares, fazendo várias refeições durante seu dia (cerca de 6 refeições).
  5. Mastigue os alimentos bem calmamente.
  6. Leia bem os rótulos dos alimentos, para poder fazer escolhas melhores (se estiver tomando adoçante veja quais os adoçantes que são seguros na gestação).
  7. Beba bastante água todos os dias (1,5 a 3 litros).
Publicado em 8 de outubro de 2013 / Atualizado em 30 de outubro de 2013

Mahan, L. H., & Escott-Stump, S. (2008). Krause’s Food & Nutrition Therapy (12th ed.). Canada: Saunders Elsevier.

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