Direitos da mãe que amamenta

Você sabia que quando estiver amamentando tem direito a pausas no horário de trabalho para alimentar seu bebê?

Quando termina a licença maternidade e você tem que voltar ao trabalho, ainda pode continuar a amamentar seu filho, confira os seu direitos!!

A legislação brasileira ( CLT- Consolidação das Leis de Trabalho – Art. 396 ) garante que para amamentar o próprio filho, até que este complete seis meses de idade, a mulher tem direito, durante a jornada de trabalho, a dois descansos especiais, de meia hora cada um. Quando a saúde do filho exigir o período de seis meses poderá ser aumentado.

Estas pausas podem ser utilizadas nos horários de entrada e saída ou se você preferir pode pedir para alguém levar seu bebê ao local de trabalho para amamentá-lo, vai depender da sua disponibilidade e do seu trabalho.

Além disso, você sempre pode tirar seu leite e armazenar para o bebê tomar nos horários que você não estará presente, veja como aqui.

Converse com seu empregador a respeito, combine com ele o melhor esquema e não deixe que a volta ao trabalho seja um pesadelo para você e seu bebê.

 

Publicado em 7 de janeiro de 2013 / Atualizado em 21 de março de 2013

Ministério da Saúde. Brasil. (2010) Cartilha para a mãe trabalhadora que amamenta. Brasilia

Santiago L.B., Ricardino E., Vieira G.O. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Direitos da Mulher Trabalhadora: na gravidez, no pós-parto e durante o aleitamento materno. Retrieved from: Sbp.com.br

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar