Edema

Em algumas mulheres, um pouco de inchaço é normal durante a gravidez e é causado pelo aumento geral do volume de líquido.

O inchaço normalmente ocorre nos pés, canelas, tornozelos e dedos e, algumas vezes, no rosto.

Ficar de pé muito tempo, assim como o calor e o cansaço podem atenuá-lo, mas você só precisa se preocupar se ao aplicar pressão com os dedos ficarem marcas brancas. Se esse tipo de edema for acompanhado de pressão alta e proteína na urina, pode
ser sinal de pré-eclâmpsia.

  • Prevenção – mantenha uma dieta balanceada e saudável, faça bastante exercício e beba muito líquido. Evite comer demais, fazer muito esforço e procure relaxar e dormir um pouco durante o dia.

 

  • Tratamento/ alívio dos sintomas – uso de meias de elásticas (apesar de poder ser muito desconfortável em épocas de calor) e exercícios como natação, por exemplo, que proporcionam grande alívio.

Outros métodos para se obter alívio dos sintomas é elevação e exercícios com os pés e membros inferiores sempre que possível, evitar ficar de pé ou sentada por um período longo, redução do sal na dieta, ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, tomate, laranja, espinafre, melão e melancia) e drenagem linfática manual.

 

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

Balaskas, J. Manole, Gravidez Natural.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar