Esterilização de mamadeiras e chupetas. Como? E porquê?

O uso de mamadeira e/ou chupeta pode ser prejudicial na formação da arcada dentária e fala de seu bebê!

Além disso, pode prejudicar a amamentação devido à facilitação que o bebê sente quando toma leite na mamadeira. Ou seja, pode acontecer que se o bebê se acostuma à mamadeira rejeite a mama.

Mas mesmo não sendo recomendado o uso deste tipo de utensílios acessórios, eles continuam sendo muito utilizados na nossa cultura!

Por isso, o mais importante é que você saiba como lavar e esterilizar a mamadeira e a chupeta, para prevenir a ocorrência de algumas infecções; que podem acontecer porque as bactérias e vermes adoram habitar os bicos destes apetrechos e só vão ser exterminadas depois que forem adequadamente esterilizados.

O leite é um material orgânico e pode se tornar um ótimo veículo de cultura de bactérias. Quando os bicos das mamadeiras ou chupetas ficam mal lavados e se ficar um pouco de leite, as bactérias vão se aproveitar e fazer cultura naquele local! Aí, quando o bebê torna a pegar e a tocar com a boquinha no bico, as bactérias vão passar facilmente para ele!

Candidíase oral (“sapinho”), infecções do aparelho digestivo e diarréias são doenças que podem ser provocadas pela má higienização e má esterilização dos bicos artificiais devido ao sistema imunológico imaturo do bebê.

Daí que a lavagem e esterilização de mamadeiras e chupetas, são muito importantes.

Assim que acabar a esterilização, retire a mamadeira da água, seque e guarde em local limpo, de preferência em pote plástico com tampa.

Sempre que o bebê for utilizar a mamadeira ou a chupeta deve-se fazer novamente a esterilização.

Não se esqueça que limpeza e esterilização são procedimentos diferentes; onde a limpeza se destina a remoção de resíduos e a esterilização refere-se a eliminação de bactérias e germes.

A troca dos bicos artificiais devem ocorrer a cada 6 meses, pois existem dobras que podem ser difíceis de serem limpas e acomodarem micro-organismos.

Lembre que: O leite materno é o melhor e mais saudável alimento para o bebê e deve ser exclusivo até os 6 primeiros meses de vida. O bebê que mama ou mamou no peito até os 6 meses não necessita de mamadeira, chupetas ou qualquer outro tipo de bico artificial. E se precisar se ausentar também é possível dar seu leite para ele, através do copinho ou colher.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

Ministério da Saúde, B. (n.d.). Mamadeira e chupeta interferem na amamentação. Retrieved from: Portalsaude.saude.gov.br

Redmon, E., Griffith, C., & Riley, S. (2009). Contamination of bottles used for feeding reconstituted powdered infant formula and implications for public health. Perspect Public Health, 129(2), 85-94.

Redmond, E., & Griffith, C. (2009). Disinfection methods used in decontamination of bottles used for feeding powdered infant formula. J Fam Health Care, 19(1), 26-31.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar