Febre no bebê

Febre é o aumento da temperatura corporal, em resposta a alguma agressão sofrida pelo organismo, portanto, é um sinal de alerta!

Considera-se a criança febril quando a temperatura medida debaixo do braço é maior que 37,5ºC ou medida no ouvido é acima de 38ºC.

Quando tem febre é normal que seu bebê fique mais prostrado (quietinho), choroso, com as faces rosadas. Às vezes a subida rápida da temperatura provoca arrepios e tremores (calafrios).

  • O quê fazer se a criança tem febre?

Se seu bebê tem menos que 3 meses leve ele logo ao pediatra.

Mas se ele for maior que 3 meses, não precisa ir correndo para o médico!

Os remédios comuns para abaixar a febre podem ser utilizados se apenas as primeiras medidas não abaixarem a temperatura da criança. Os mais utilizados são a dipirona, o paracetamol ou o iboprufeno. A dose é proporcional ao peso da criança! Mas atenção essa prescrição deve ser sempre orientada pelo médico.Antes disso deixe-o com roupas leves e dê um banho morno.

Aproveite para perguntar ao seu pediatra qual é o remédio e a dose recomendada quando for a uma consulta de rotina, assim na hora da febre você já sabe o quê e quanto dar!

Se a febre não for acompanhada de nenhum outro sintoma, você pode observar a criança monitorando a temperatura a cada 4 ou 6 horas.

Se persistir com febre por mais de 3 dias, a temperatura se mantiver perto dos 40ºC, a criança ficar prostrada mesmo sem febre ou surgirem outros sintomas, procure seu pediatra.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

Murahovschi J. A criança com febre no consultório. Jornal de Pediatria. 2003;79(Suplem 1):55-64.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar