Laringite aguda – o que é?

Laringite aguda é uma doença benigna que afeta a laringe (onde estão as cordas vocais), e pode ser causada por vários vírus diferentes.

Atinge principalmente crianças menores de 5 anos, no final do outono ou início do inverno.

© Rede Mães de Minas

Os sintomas mais comuns são  tosse rouca, tipo “tosse de cachorro”, voz rouca, respiração ruidosa (estridor) e dificuldade em respirar, que podem aparecer durante um quadro de febre, coriza (inflamação da mucosa nasal) e sintomas de um resfriado comum e durar por 2 a 5 dias.
Habitualmente a tosse piora durante a noite.

  • O que fazer ?

Vapores umidos costumam aliviar os sintomas: entre com a criança no banheiro, ligue as torneiras de água quente e deixe que ela respire aquele vapor.

Para a febre, pode usar os medicamentos usuais recomendados por seu pediatra.

Ofereça bastante líquido e respeite a falta de apetite da criança.

  • Quando procurar o médico?

Se a criança estiver respirando com dificuldade, com estridor muito forte, palidez ou cor azulada dos lábios, agitação ou prostração (abatida) intensas, recusa em engolir até mesmo água ou febre alta procure seu pediatra ou um serviço médico de urgência.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

PITREZ, Paulo M.C.; PITREZ, José L.B.. Infecções agudas das vias aéreas superiores: diagnóstico e tratamento ambulatorial. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, 2012

VIII manual de Otorrinolaringologia da IAPO- Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, São Paulo, 2009

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar