Medicamentos na gravidez

Existem medicamentos seguros para uso na gravidez mas existem outros que podem prejudicar o feto! Por isso tenha alguma precaução na hora de tomar qualquer coisa…

Mesmo que seja “apenas um resfriado” e que você vá “tomar aquele medicamento que sempre toma”! Não faça isso!

Antes de tomar qualquer medicamento pergunte ao seu médico quando estiver grávida!!

Se você já tomava algum medicamento de uso contínuo ou controlado antes da gravidez, avise logo o médico, só ele pode saber se você pode parar o tratamento, deve continuar ou trocar de remédios.

Existem ainda alguns medicamentos que, apesar de poderem prejudicar o feto, são muito importantes para sua saúde! Nesse caso deve-se pesar o risco e o benefício, sempre contando com a opinião de seu médico! Pois é ele quem melhor pode saber sobre riscos e benefícios!!

Em casos de febre, poderá tomar paracetamol. Não deve utilizar medicamentos que tenham na sua composição ácido acetil salicílico (AAS) nem dipirona!

Mas sempre que apresentar febre deve ser avaliada por um médico o quanto antes! Por isso não perca tempo tentando tomar algum medicamento para a febre baixar!

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 24 de maio de 2013

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Projeto Diretrizes Assistência Pré-Natal. 2006;I:1-16.

Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério. 2006.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar