Monitoramento de dilatação de pré-parto em casa, é possível?

Já pensou em monitorar sua própria dilatação de pré-parto por telefone e em casa? Não? Então pode começar a pensar, pois essa possibilidade já existe.

Em Israel, foi criado um dispositivo que permite que, às vésperas do parto, as mulheres possam monitorar sozinhas a abertura do colo do útero.

A invenção pode indicar o momento certo de a mulher ir ao hospital para dar à luz, sem a necessidade de passar por exames preliminares.

Desenvolvida pela médica Maayan Pokshivka, como projeto de finalização de seu curso na Faculdade Afeka, em TelAviv, a invenção surgiu depois da ideia de seu professor, David Ron. O projeto trata-se de um sensor do tamanho de uma moeda de  um dolár, que é instalado no colo do útero e transmite informações pela tecnologia Bluetooth a um aparelho receptor – que pode, por exemplo, estar em uma pulseira no braço da mulher, em seu telefone celular, ou no próprio hospital.

Apesar de facilitar e evitar incômodos para gestantes, nem todos os médicos aprovaram o dispositivo. Para o ginecologista, e professor da Universidade de São Paulo, Geraldo Dutra, é preciso avaliar com cuidado o uso dessa nova tecnologia. Segundo Dutra, uma equipe médica muitas vezes é fundamental para avaliar outros riscos que a gestante pode ter durante o período crucial que antecede a saída do bebê do útero.

Publicado em 7 de outubro de 2013

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar