Peso do recém-nascido

Logo após o parto, uma das primeiras informações que as mamães recebem é o peso do bebê. A partir daí surge a primeira dúvida : este peso é normal ?

O peso do bebê nascido a tempo certo e saudável pode variar de cerca de 2,5Kg a 3,8Kg, considerando-se como peso médio 3,4Kg em bebês nascidos com 40 semanas de gestação.

Os recém-nascidos com menos de 2,5Kg são considerados com baixo peso ao nascer.

Deve-se ter em consideração a duração da gravidez (idade gestacional).

O peso do recém nascido pode ser classificado como baixo, adequado ou grande para a idade gestacional, segundo uma avaliação feita pelo médico, tendo em conta gráficos específicos.

Por exemplo: um bebê que nasce com 2,5Kg tem o peso adequado para a idade gestacional se nascer com 37 semanas de gestação e baixo para a idade gestacional se nascer com 40 semanas. Do mesmo modo, um bebê com peso de 3,8Kg é considerado grande para a idade gestacional se nascer com 37 semanas e adequado se nascer com 40 semanas.

É frequente que os pais se asustem quando, ao sair da maternidade, o bebê pesa menos do que o dia em que nasceu. É normal pensar que o seu leite não está é suficiente ou que o pequenino está com algum problema.  Descanse! É absolutamente normal, e até esperado, que ocorra esta redução do peso de nascimento.

O bebê quando nasce está inchado, com excesso de líquido no organismo, o qual será eliminado através da urina e das dejeções nos primeiros dias de vida. Por este motivo, durante a primeira semana de vida, o peso do bebê pode reduzir até cerca de 10 % abaixo do peso aquando o nascimento.

Por volta da segunda semana de vida o peso é recuperado, e a partir daí é esperado que o bebê engorde cerca de 30 gramas por dia, até o fim do primeiro mês de vida.

É muito importante acompanhar  o ganho de peso do bebê durante as visitas ao pediatra ou médico de família. Só assim  poderá  saber o ganho de peso do seu bebê é ou não adequado.

Publicado em 5 de setembro de 2013

Falcão,MC, Avaliação nutricional do recém-nascido, Pediatria (São Paulo) 2000, 22 (3) : 233-239

MINISTÉRIO DA SAÚDE,ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, Manual AIDPI Neonatal, Brasília – DF, 2012

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar