Posição do bebê dormindo e morte súbita – que relação?

Regularmente surgem notícias de bebês que morrem de repente enquanto dormem em alguma creche ou berçário pelo país e a Síndrome da Morte Súbita pode ser a causa dessas mortes.

A morte súbita em bebê não tem causa definida e ocorre durante o sono.

O diagnóstico é feito quando não há outra explicação para a morte, e realizado por exclusão. Essa síndrome é um dos maiores fatores de morte no primeiro ano do bebê.

Profissionais da área de saúde analisam a ligação entre o modo como o bebê dorme e casos de morte súbita durante o sono.

Uma campanha laçada na Pastoral da Criança, estruturada por uma pesquisa realizada na cidade de Pelotas e por campanhas e pesquisas internacionais, como EUA e Inglaterra, diz que colocar o bebê para dormir de barriga para cima diminui em 70% a morte súbita no bebê.

Isso tem explicação: o bebê que dorme de lado ou de bruços respira o mesmo ar que expira, isto é, o bebê inala um ar rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, realizando uma asfixia, onde o bebê fica sem oxigênio podendo chegar ao óbito.

A questão sobre o modo ideal de colocar a criança para dormir é controversa. Muitas mães tem o medo de colocar o bebê dormindo de barriga para cima, pois podem engasgar com o próprio vômito.
Muitos afirmam que dormir na posição de lado ainda é melhor em alguns casos, como por exemplo, para os bebês que tenham refluxo gastroesofágico (do estômago para a boca).

Além de dormir lateralmente, o berço deve estar inclinado entre 15 a 30º na parte do tronco e posição lateral. Essa posição tende a esvaziar mais rapidamente e eficazmente o estômago do bebê, evitando regurgitação e sufocação.

A posição lateral deve ser bem posicionada para que o bebê não vire para a posição de bruços. Essa posição sim, tem maiores riscos de sufocação e asfixia.

Mas, ainda sim, a Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que a posição melhor para o bebê dormir é de barriga para cima, mesmo nos casos de refluxo. Relatam que se o bebê vomitar, a tendência é de tossir e chamar a atenção dos pais.

As principais recomendações para colocar o bebê a dormir são:

  • Evite o super aquecimento do bebê com agasalhos demais na hora de dormir.
  • Deixe o bebê com os bracinhos para fora das cobertas para que não deslize e fique debaixo das cobertas.
  • Evite deixar no berço bichos de pelúcia, paninhos, almofadas, travesseiros ou outros brinquedos (isso pode sufocar o bebê durante o sono).
  • Evite expor o bebê ao fumo ou fumaça do cigarro durante a gestação e depois do nascimento. Os bebês de mães que fumam durante a gestação têm três vezes mais riscos de morte súbita que os bebês de mães não fumantes.
  • Dormir na mesma cama que os pais ou outras pessoas.
  • Amamente seu bebê. O leite materno é digerido facilmente pelo organismo do bebê evitando, muito, a regurgitação.
  • Evite o uso de colchões e travesseiros muito moles ou fofos.
  • Evite consumo de álcool e drogas durante e após a gestação.
Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 24 de maio de 2013

Nunes ML. Síndrome da Morte Súbita do Lactente Epidemiológicos , Fisiopatologia e Prevenção.

Teresinha L, Geib C, Nunes ML. Hábitos de sono relacionados à síndrome da morte súbita do lactente?: estudo populacional Sleeping habits related to sudden infant death syndrome?: a population-based study. 2006;22(2):415-423.

Guia do bebê. Retrieved from: Guiadobebe.uol.com.br

Mundo Mulher. Retrieved from: Mundomulher.com.br

Rituais maternos. Retrieved from: Rituaismaternos.com

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar