Prematuridade: o que é preciso saber?

A duração de uma gravidez a termo (no tempo certo) é de 37 a 42 semanas, contadas a partir da data da última menstruação.

Se o bebê nascer com até 36 semanas e 6 dias de gestação é considerado prematuro ou pré termo.

A prematuridade pode ser dividida e classificada em:

  • Extrema: nascimentos antes de 28 semanas
  • Acentuada : nascimento entre 28 e 31 semanas
  • Moderada ou tardia: nascimento entre 32 e 36 semanas e 6 dias

As causas mais comuns de prematuridade são relacionadas à mãe e à gravidez, como:  infecções ou doenças  da mãe, anomalias do útero, gestação de gêmeos, placenta muito baixa, esforço físico intenso, alcoolismo, tabagismo, uso de drogas.

O que acontece quando o bebê nasce prematuro? Quais são os riscos?

Como o próprio nome indica, o bebê prematuro não está totalmente  “maduro”para nascer, e os riscos a que estão expostos  são variados, dependem da idade gestacional e podem compromenter diversos órgãos e sistemas, os principais são :

  • Alimentação

A habilidade de coordenar a sucção, a deglutição e a respiração só é alcançada em torno de 34 a 36 semanas de gestação. Os bebês nascidos antes deste tempo podem vir a precisar de serem alimentados através de uma sonda que leva o leite até o estômago, até que consigam alcançar a coordenação necessária para mamar por si próprios.

Os prematuros também têm maior incidência de refluxo gastroesofágico.

A absorção dos nutrientes  pode estar comprometida pela imaturidade do sistema digestivo.

  • Controle da temperatura corporal

Os prematuros têm a pele mais fina e menor quantidade de gordura debaixo da pele, o que faz com que percam calor mais facilmente. Por isso necessitam ficar em uma incubadora ou berço aquecido para manter a temperatura do corpo estável.

  • Respiração

O pulmão é o órgão que amadurece por último nos bebês, por isso, ao nascer antes das 37 semanas o bebê pode ter problemas respiratórios e precisar de oxigênio ou ajuda mecânica para respirar.

  • Sistema nervoso

A imaturidade dos vasos sanguíneos do cérebro  pode predispor a sangramentos .

  • Infecções

As defesas corporais contra microorganismos também podem não estar totalmente desenvolvidas e predispor a infecções.

A melhor forma de prevenir a prematuridade e os riscos a ela associados é fazer um bom acompanhamento médico no pré natal.

Publicado em 15 de março de 2013 / Atualizado em 23 de maio de 2013

World Health Organization.(2003), Managing newborn problems: a guide for doctors, nurses, and midwives.

Moutquin, J.-M. (2003), Classification and heterogeneity of preterm birth. BJOG: An International Journal of Obstetrics & Gynaecology, 110: 30–33. doi: 10.1046/j.1471-0528.2003.00021.x

William W Hay, J., Levin, M. j, Sondheimeimer, judith M., & Deterding, R. R. (2009). Current Diagnosis e Treatment Pediatrics (19th ed.). The McGraw-Hill Companies.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar