Preparo das mamas

A futura mamãe deve ir se preparando para amamentação durante a gravidez, realizar adequadamente o seu pré natal e participar de grupos para gestantes! Um dos primeiros passos é ir preparando as mamas para que, logo após o nascimento do bebê, estar preparada para amamentar seu bebê!

Durante e gravidez, as mamas ficam maiores, mamilos mais escuros e sensíveis, glândulas mais visíveis.

Não é recomendável esfregar os mamilos com buchas ou tecidos ásperos, não deve realizar exercícios para esticar os mamilos, não passar cremes ou óleos nas aréolas e mamilos. O excesso de hidratação deixa a pele mais fina e propensa a fissuras.

Lavar os mamilos apenas com água corrente, tomar banho de sol nos mamilos, em torno de 10 minutos, antes das 10h ou após 16h para torná-los mais resistentes.

A natureza se encarrega das mudanças no seu corpo. Mas a gestante deve realizar sua parte como uma boa alimentação, não fumar, não fazer uso de bebidas alcoólicas, não usar medicação sem prescrição médica.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 24 de maio de 2013

Unicef, & Ministério da Saúde. (2007). Promovendo o Aleitamento Materno.

Lamounier, J. A., Bouzada, M. C. F., Vieira, T. D. O., Janneu, A. M. de S., Maranhão, A. G. K., & Araújo, M. de F. M. (2008). Iniciativa Hospital Amigo da Criança , mais de uma década no Brasil : repensando o futuro. Rev Paul Pediatr, 26(2), 161-169.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar