Vacinas na gestação

As vacinas atuam estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos que podem combater infeções prevenindo a doença. Mas durante a gestação, nem todas as vacinas são seguras… umas são seguras, outras não.

A vacinação de gestantes deve ter sempre em conta o risco de doença e a proteção que a vacina vai conferir, mas sempre estando preocupada com a segurança do embrião e/ou feto e os potenciais riscos para você.

Para evitar complicações para o feto, a maioria das vacinas devem ser tomadas somente antes ou depois da gestação. Mas existem situações em que a sua toma pode estar indicada durante a gravidez.

Quando o médico pensa na possibilidade de vacinar a gestante ele vai pensar sempre nos riscos e benefícios de vacinar, para tomar uma decisão acertada para cada situação em particular. Se você for tomar uma vacina com microorganismos vivos atenuados em laboratório você deve evitar engravidar 28 dias após essa vacinação. Informe-se junto com seu médico!

 

Publicado em 3 de outubro de 2013

Pimentel M. (2010) - Vacinação durante a gravidez. Artigo de Revisão. Ata Médica Portuguesa

Tavares M. et al. (2011) - Vacinas e gravidez. Artigo de Revisão. Ata Médica Portuguesa

CDC: Guidelines for vaccinating pregnant women: Recommendations of the Advisory Commitee on Imunization Practices(ACIP). MMWR 2007.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar