Vantagens da amamentação

A criança que é amamentada cresce e se desenvolve melhor, evita doenças como diarreia, otites, infecções respiratórias, alergias, desnutrição, doenças digestivas, obesidade, meningites, sarampo, doenças do trato urinário, cáries.

O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e alinhamento dos dentes.

Desenvolve a fala do bebê, ajuda no desenvolvimento da criança, principalmente neuro-psicomotor e cognitivo, aumenta o QI, promove melhor padrão cardio respiratório durante a amamentação, melhor resposta às imunizações e melhor equilíbrio emocional.

A mulher que amamenta tem menos chance de ter câncer de mama e ovário, diabetes no futuro, tem  diminuição do volume do útero mais rápida, menos propensa a osteoporose.

A mulher perde mais rápido o peso que ganhou durante a gravidez, o corpo volta ao normal mais rápido, menos risco de hemorragia pós parto, menor risco de anemia.

Amamentar estimula a produção de um hormônio chamado ocitocina que faz aumentar os cuidados e a atenção das mamães para seus bebês.

Saiba mais sobre como se recomenda que seja a alimentação de seu bebê, lendo o texto sobre a alimentação dos 0 aos 6 meses.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 21 de março de 2013

Unicef, & Ministério da Saúde. (2007). Promovendo o Aleitamento Materno.

Lamounier, J. A., Bouzada, M. C. F., Vieira, T. D. O., Janneu, A. M. de S., Maranhão, A. G. K., & Araújo, M. de F. M. (2008). Iniciativa Hospital Amigo da Criança , mais de uma década no Brasil : repensando o futuro. Rev Paul Pediatr, 26(2), 161-169.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar