Voltando ao peso que tinha antes de engravidar

“Como posso voltar ao peso que tinha antes de engravidar?”

Após o nascimento do bebê, além de todas as dúvidas sobre o recém-nascido, a maioria das mulheres deseja  regressar ao peso que tinha antes de engravidar e recuperar a forma de seu corpo.

Ainda que possa parecer uma tarefa impossível de concretizar: conciliar todos os cuidados com o bebê com os cuidados que deve ter com você é importantíssimo você se bem para ajudar no seu bem-estar e sua auto-estima.

Idealmente grande parte dos quilinhos que você ganhou como pode verificar no texto sobre o ganho de peso durante a gravidez, foi às custas de seu bebê e de produtos da concepção, os quais são expulsos com aquando o nascimento!

Ou seja esses quilos vão ser perdidos logo após o parto…

Mas é também verdade que há sempre o peso que você vai ganhar por conta do aumento da massa gorda. E são esses os mais “danadinhos”, os mais difíceis de perder…

Por conta disto, hoje apresento umas 6 dicas do que você pode fazer para ajudar na recuperação de sua forma:

  • #1: Mantenha seu peso adequado na gravidez! – Os cuidados com a alimentação e peso devem começar antes mesmo de engravidar e durante todo o tempo de gravidez! Sua alimentação deve sempre ser cuidada para garantir que você não vai ganhar peso em excesso.
  • 2: Amamente seu bebê! – Alguma da gordura que você acumulou na gestação vai ser importante para produzir leite. Amamentar ajuda  na perda de peso.
  • #3: Se está amamentando, cuidado com as dietas que você faz! – Durante esse período suas necessidades nutricionais vão aumentar – você vai precisar de energia extra para a produção do leite! Se você fizer uma dieta desequilibrada pode estar fazendo com que seu bebê não receba todos os nutrientes que ele precisa!
  • #4: Adote uma alimentação saudável! – Tenha uma alimentação cuidada, balanceada e variada. É muito importante para conseguir atingir seus objetivos.
  • #5: Alie sua alimentação a um programa de atividade física diária. – A atividade física vai ser importante para sua recuperação. Não duvide! Procure um especialista que a ajude a adequar os exercícios a esta fase.
  • #6: Procure um nutricionista. – O aconselhamento alimentar específico a esse período vai ser importante para também ajudar você na recuperação.
Publicado em 19 de setembro de 2013 / Atualizado em 3 de outubro de 2013

Nehring I., Schmoll S., Beyerlein A., Hauner H., and von Kries R. (2011). Gestational weight gain and long-term postpartum weight retention: a meta-analysis. .The American Journal of Clinical Nutrition.

Mohammad MA, Sunehag A., and Haymond MW (2009). Effect of dietary macronutrient composition under moderate hypocaloric intake on maternal adaptation during lactation. The American Journal of Clinical nutrition

Lovelady C. (2011) Balancing exercise and food intake with lactation to promote post-partum weight loss. Proceedings of the Nutrition Society

Cohen TR, Koski KG. (2013) . Limiting Excess Weight Gain in Healthy Pregnant Women: Importance of Energy Intakes, Physical Activity, and Adherence to Gestational Weight Gain Guidelines

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar