Vômitos e diarreia

© Rede Mães de Minas

Na maioria das vezes são autolimitados, ou seja, duram poucos dias e passam sem tratamento específico.

Mas deve ter cuidado para seu filhote não desidratar devido à perda de líquido através das fezes e dos vômitos.

  • O que fazer quando a criança tem vômitos e/ou diarreia?

Mantenha seu filho bem hidratado, oferecendo várias vezes ao dia pequenas quantidades de líquidos (água, chá, água de coco, limonada);

Após cada episódio de diarreia líquida em grande quantidade ofereça um pouco de soro de hidratação oral, que está disponível nos postos de saúde ou você pode comprar na farmácia (existem várias marca no mercado, com diferentes sabores). O soro caseiro pode ser utilizado até que se tenha acesso ao soro mais completo (do posto ou da farmácia), você pode prepará-lo acrescentado 3 pitadas de açúcar e uma pitada de sal em um copo (200 ml) de água filtrada ou fervida.

Quando ela vomitar, não dê nada para beber ou comer por meia hora e depois vá administrando o soro devagar, 1 colher de chá a cada 5 minutos.

Quanto à alimentação saiba que é normal a falta de apetite. Insista com os alimentos sem forçar, lembre-se que “de grão em grão a galinha enche o papo”. Mesmo que a criança aceite menos quantidade de leite ou comida que o habitual, vá oferecendo no decorrer do dia pequenas quantidades com maior frequência.

Não é necessário cortar o leite, nem outros alimentos, mas trocar alimentos muito gordurosos por outros mais leves pode ajudar na aceitação.

  • Quando procurar o pediatra se a criança tem vômitos e/ou diarreia?

Se a diarreia for muito intensa (fezes líquidas abundantes, mais do que 1 x por hora), ou se for acompanhada de sangue, pus ou catarro.

Se a criança vomitar tudo o que come e bebe e não aceitar o soro.

Se os sintomas durarem mais do que 3 dias.

Se a quantidade de urina diminuir, a boca estiver sem saliva, os olhinhos muito fundos, a pele seca ou o choro sem lágrimas.

Se o bebê tiver menos de 6 meses.

Publicado em 1 de outubro de 2012 / Atualizado em 7 de outubro de 2013

LEÃO, E. et al. Pediatria ambulatorial. 3. ed. Belo Horizonte: Cooperativa Editora e de Cultura Médica Ltda. 1998.

William W Hay J, Levin M j, Sondheimeimer judith M, Deterding RR. Current Diagnosis e Treatment Pediatrics. 19th ed. The McGraw-Hill Companies; 2009.

Veja o que a nossa comunidade está dizendo sobre este tema e comente! Comentar